quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

CHAMADA A COBRAR

(Das 2000 faculdades nacionais, 588 foram reprovadas pelo Ministério da Educação. Receberam notas entre 1 e 2, em um máximo de 5, no Índice Geral de Cursos - Revista VEJA, edição 2129, de 09 de setembro de 2009) "Hoje, o nível desses cursos continua o mesmo"




- Alô, é o Deoclécio Libório?
- Ele mesmo, em carne e osso.
- Parabéns! Você foi aprovado!
- Aprovado!? Em quê?
- No vestibular.
- Vestibular!?
- Está surpreso?
- Surpreso e meio aéreo. Nem acredito!
- Pode descer das nuvens e comemorar, meu amigo.
- Escuta aqui. Esse Deoclécio é com "c" ou com dois "ss"?
- É com "c".
- E o Libório, é com "i" ou com "e?
- Com "i", é claro!
- Não é tão claro assim não. Poderia muito bem ser com "e". O nome da minha mãe, por exemplo, é Joana, e o moço do cartório registrou com "u", e ficou Juana.
- Olha, não mete o nome de sua mãe nessa história, não. Eu quero saber é o porquê de tanta pergunta.
- Sei não, moça. Isso me cheira a trote.
- Não é não. O trote dos calouros será mês que vem, depois das matrículas que começam no dia 15.
- Pra que curso eu passei?
- Letras.
- Letras de parede?
- Gostei do seu senso de humor. Você é muito engraçado.
- Obrigado. Mas, em quais letras eu fui aprovado?
- Letras Messiânicas.
- Messiânicas!?
- Isso mesmo. Em quinto lugar.
- O que é que a gente faz com essas "letras messiânicas"?
- Deixa de brincadeira, moço. Você faz o vestibular para o curso e nem sabe pra que é que serve? Faça-me o favor!
- Eu não fiz vestibular.
- Como não fez, se você foi aprovado em quinto lugar?
- Deve ter havido um engano.
- Você precisa nos respeitar um pouquinho mais. Aqui é uma escola séria, dentro dos rígidos critérios do MEC.
- Mil desculpas, moça. Eu não falei que a sua escola não é séria...Eu disse que deve ter havido um engano, só isso.
- Engano, coisa nenhuma! Você foi aprovado, e pronto!
- Qual é a Escola?
- A que você fez o vestibular.
- Eu não fiz vestibular.
- Se não tivesse feito e sido aprovado em quinto lugar, eu não estaria aqui nessa lengalenga com você.
- Pelo amor de Deus, moça! Qual é a Escola?
- Faculdades Reunidas Independentes do Brasil Independente. É a FRIBI! Entendeu? Está satisfeito agora?
- Ah! Agora eu entendi tudo!
- Entendeu, o quê?
- Eu me lembro de ter preenchido uma ficha aí na Escola.
- Agora se lembra! Depois de passar um tempão me torrando a paciência, você se lembra de ter preenchido a papelada do vestibular.
- Só que não foi pra vestibular.
- Para o quê, então?
- Foi pra uma vaga de vigia noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário