segunda-feira, 11 de junho de 2012

Por que os políticos não perdem tempo com a saúde pública?

A maioria dos políticos acha perda de tempo investimentos na saúde da população.

Vou  dar um exemplo para vocês.
Neste mês de junho de 2012, faz 10 anos que HENRIQUE SANTILLO morreu.
Que homem público em Goiás teve mais preocupação que ele nos investimentos para a saúde pública? Pode ter havido igual, melhor tenho a certeza de que não!
Vou me limitar a Anápolis, cidade que nos acolheu no início da década de 40, éramos crianças. Aqui vivemos nossas vidas, tanto Ele quanto os seus irmãos, pais e famílias.
O que Henrique Santillo fez pela saúde pública em Anápolis?
Citarei apenas algumas coisas, as quais julgo de grande importância para a saúde da população, principalmente para a PREVENÇÃO DE DOENÇAS. 
ELE era um apaixonado pela MEDICINA PREVENTIVA, aquelas ações que evitam as doenças...Eleito prefeito de Anápolis, em 1969, a primeira medida que tomou, ao assumir o cargo, foi a criação e organização do Departamento de Medicina Preventiva.
Em 1987, há 25 anos, Governador de Goiás, Henrique Santillo construiu o moderno sistema de esgoto sanitário na cidade de Anápolis. Na época, as redes domiciliares atendiam a quase 90 % da população. Hoje, as redes domiciliares que existem na cidade são praticamente as mesmas, com algumas poucas extensões, e , menos de 60 % dos domicílios urbanos têm a coleta de esgoto. A rede Mestra está construída, só faltam as ligações domiciliares, as quais não acompanharam o crescimento da cidade nesses 25 anos passados. 
Ainda na mesma linha de prevenção de doenças, Henrique Santillo (Governador) e Adhemar Santillo (Prefeito) realizaram o maior programa de pavimentação urbana já realizado em Goiás: foram mais de quatro milhões de metros de asfalto em todos os bairros de Anápolis. Em 1987, apenas o centro da cidade e algumas ruas próximas ao centro eram asfaltadas. Henrique e Adhemar lançaram o asfalto social, ou seja, asfalto para todos. Até então, as administrações municipais apenas faziam asfalto em ruas que os moradores pudessem pagar pelas obras. Quem não podia pagar, era obrigado a vender o terreno para quem tivesse condições, e jogado para os bairros mais longe do centro da cidade, distantes dos benefícios sociais.  
Foi Henrique Santillo que ampliou e dotou o Hospital Municipal de Anápolis de modernos equipamentos, construiu o CAIS do Jardim Progresso, para atendimento 24 horas, com médicos, enfermeiros, agentes de saúde, bem remunerados e preparados para o exercício de suas funções. Aparelhou o CAIS do S. Joaquim...
Henrique Santillo dotou a Santa Casa de Misericórdia de Anápolis de aparelhos modernos, para funcionamento ambulatorial e UTI. 
A APAE de Anápolis recebeu das mão de Henrique Santillo os aparelhos necessários à realização do TESTE DO PEZINHO, o primeiro Laboratório especializado nesses exames na região Centro Oeste
.
Programa Saúde da Família

Henrique Santillo lançou a ideia em todo o Brasil (coerente com o seu pensamento de medicina preventiva) e implantou em Goiás, quando Governador, o Programa Saúde da Família. Em início da década de 90, como Ministro da Saúde do Governo Itamar Franco, Henrique Santillo implantou em todo o país o PSF, um dos programas de saúde pública mais eficientes mantidos até hoje pelo Governo Federal. 
Como Ministro da Saúde, Henrique Santillo criou  o CENTRO ONCOLÓGICO DE ANÁPOLIS. Até hoje, os aparelhos para RADIOTERAPIA do Hospital do Câncer são aqueles que vieram no dia de sua inauguração, em 1993. Milhares de vidas já foram salvas pelo Centro Oncológico de Anápolis, que atende a população de Anápolis e de mais de 60 outras cidades.
Recentemente, um dos médicos mais antigos da Unidade Oncológica de Anápolis, que conhece toda a história daquele CENTRO, confessou : "Henrique Santillo foi um homem que merecia, em cada cidade de Goiás, uma estátua em sua homenagem"
Há tantas coisas que, às vezes, a memória da gente falha...
Mas, voltemos ao início de nossa conversa.
Eleitoralmente, em termos de votos nas urnas, isso deu algum retorno para Henrique Santillo?
Claro que não !
Tanto é verdade que, na última eleição que  disputou, a eleição para prefeito de Anápolis, em 1996, Henrique Santillo foi o QUARTO COLOCADO... Pasmem os senhores!!!
Na minha opinião, essa foi uma das maiores INJUSTIÇAS que um homem público já recebeu na vida... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário